VISANDO A MELHORIA DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS E GESTÃO DAS PMES: APME E FAN FORMAM FORMADORES NACIONAIS

Um total de 30 formadores nacionais, oriundos das 11 províncias do país, estão a ser formados em diversas matérias com destaque para ferramentas pedagógicas e técnicas de gestão que serão replicadas para outros empresários nas suas províncias de origem. A formação, que tem lugar desde a passada segunda-feira até o próximo dia 18 de Abril, na cidade da Beira, é levada a cabo pela Associação das Pequenas e Médias Empresas (APME), em parceria com a Fundação para a Melhoria do Ambiente de Negócios (FAN).

Os 30 formados tem o desafio de nos próximos seis meses replicarem os conhecimentos a pouco mais de 330 empresários, ou seja, 30 em cada uma das províncias, o que a efectivar-se, só confirmará o efeito multiplicador desta acção. Espera-se que no fim desta acção haja uma melhoria na gestão das empresas, assimilação de melhores técnicas de compra e venda, bem como um impulso no processo de produção e distribuição de bens e serviços.

A formação enquadra-se no âmbito do processo de implementação de um programa entre a APME e a Fundação para a Melhoria do Ambiente de Negócios (FAN), visando o fortalecimento da capacidade institucional e organizacional daquela agremiação, com benefício directo para os seus associados.
Por isso, na ocasião, o presidente da APME, Inocêncio Paulino, enalteceu o papel fundamental que a FAN desempenhou para a materialização daquela acção de formação. “O processo de formação é contínuo e exige um grande investimento. Nós não poderíamos como associação realizar esta formação com a qualidade, eficiência e impacto que está a gerar, sem um parceiro estratégico como a FAN. Estou a querer dizer que sem o apoio da FAN nós não teríamos conseguido trazer o país todo para esta acção de formação”, disse Inocêncio Paulino.

Loice Botão, representante da empresa Tactos Botão Lda, sedeada na Beira, uma das empresárias que beneficiou daquela acção de capacitação, mostrou-se bastante satisfeita em transmitir os conhecimentos fielmente aos outros empresários da província de Sofala. “Estamos aqui a descobrir várias ferramentas que ajudarão a resolver muitos aspectos e situações com que nos deparávamos no dia-a-dia e não conseguíamos soluciona-las. Acredito que a partir desta formação vamos conseguir desbloquear vários processos que antes pareciam complexos. Aprendemos aspectos que podem trazer o desenvolvimento não só dos gestores como também dos clientes e fornecedores”, ressalvou. Aurora Pita, outra beneficiária da formação, salientou que aquela acção superou as suas expectativas e acredita que sairá preparada para poder formar outros empresários e empreendedores para que estejam preparados para contribuírem na melhoria do ambiente de negócios.

“Nós como PMEs muitas vezes pecamos e morremos logo de início porque não temos formação para garantir sustentabilidade do negócio. Com esta formação começo a olhar para as coisas com uma outra visão”, salientou. A APME existe deste 2015 e conta com 512 empresas associadas. No âmbito do mesmo projecto financiado pela FAN, técnicos moçambicanos tiveram, recentemente, a oportunidade de participar de uma acção de formação no Brasil onde foram buscar conhecimento que está ao serviço da APME e dos seus associados.

Para além da componente de capacitação, a parceria entre a FAN e a APME vai, igualmente, viabilizar a criação de plataformas digitais robustas para a gestão de todos os programas daquela agremiação, bem como programas de monitoria em cada província para permitir o crescimento das empresas a médio e longo prazo num ambiente bastante favorável. De referir que a FAN já desembolsou mais de 60 milhões de meticais em apoio a diversas associações empresariais, instituições académicas e de pesquisa, entre outras, com o objectivo de tornar o ambiente de negócio cada vez melhor.

FaLang translation system by Faboba

VEJA AQUI OUTROS EVENTOS ONDE A FUNDAÇÃO FAN PARTICIPOU