PARA MELHORIA DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS: FAN AFIRMA-SE COMO PARCEIRO DO GOVERNO E DO SECTOR PRIVADO

Leonardo Simão defende cooperação entre instituições públicas e privadas

Num contexto de grandes adversidades sócio-económicas e políticas que o país atravessa, o Presidente do Conselho de Administração da Fundação para a Melhoria do Ambiente de Negócios (FAN), Leonardo Simão defende a necessidade de uma cooperação e estabelecimento de parcerias entre instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, com o objectivo de assegurar que o ambiente em que os negócios se realizam seja encorajador, promova o crescimento e desenvolvimento dos negócios existentes e atraia novos investimentos.

Falando na presença do Chefe do Estado, Filipe Nyusi, empresários e parceiros nacionais e estrangeiros, a margem da XVI Conferência Anual do Sector Privado, que se realizou no passado mês de Março, Leonardo Simão destacou que a melhoria do ambiente de negócios em Moçambique, como em qualquer outro país, nunca é um produto acabado, pois o ambiente interno e externo em que as empresas operam está em mutação constante, com emergência de novos factores a influenciar esse mesmo ambiente.

“Estes factores, que são de natureza política, económica, social e cultural, são múltiplos e complexos e nenhuma instituição pode, só por si, dominá-los e eficazmente geri-los ao longo do tempo, de modo a garantir a permanência de um ambiente de negócios saudável”, sublinhou o gestor. Por essa razão, aponta como solução a necessidade de uma cooperação e estabelecimento de parcerias entre instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais para a promoção de um bom ambiente de negócios. O gestor considera fundamental o estabelecimento de um ambiente de negócios bem sucedidos, pois é com base nele que a pobreza é vencida, a paz é sustentada e a sociedade torna-se mais estável.

“É este entendimento dos factores que concorrem para a paz e estabilidade da sociedade que motivaram a criação da Fundação para a Melhoria de Ambiente de Negócios (FAN), que é mais um instrumento que Moçambique possui na sua luta pelo bem-estar de cada um dos seus cidadãos”, sustenta.

FAN já desembolsou 65 milhões de meticais em apoio a projectos

Na ocasião, Leonardo Simão revelou que desde o início das suas actividades, em Dezembro de 2017, a FAN já desembolsou cerca de 65 milhões de Meticais no financiamento de 24 projectos submetidos por diversas instituições nacionais.

Na verdade, a FAN tem vindo a afirmar-se como um actor comprometido e um parceiro do Governo, do sector privado, dos sindicatos e da academia, na promoção e desenvolvimento de uma relação sã entre parceiros do desenvolvimento nacional. Aquela organização, apoia, igualmente, instituições representativas do sector privado e dos trabalhadores na defesa dos interesses legítimos dos seus membros associados, desenvolvendo nesses membros maior capacidade de realizar a sua respectiva missão.

“É neste quadro de apoio aos diversos actores públicos e privados, que a FAN tem vindo a apoiar a CTA, reconhecida como veículo que pode transportar desenvolvimento institucional a cada um dos seus membros. Além de acções realizadas pela sede, a FAN apoia também iniciativas submetidas pelos Conselhos Empresariais Provinciais, de modo a que a abrangência territorial do apoio ao desenvolvimento das empresas seja tão ampla quanto possível”, revelou o PCA da FAN.

No que diz respeito ao sector público na produção de estudos que concorram para fundamentar decisões e opções de políticas, no quadro deste esforço permanente de melhoria do ambiente de negócios.
Refira-se que num futuro muito próximo, a FAN pretende apoiar iniciativas dos municípios e distritos, no quadro do processo de descentralização em curso.