FAN PROMETE APOIO MULTIFORME
AOS EMPRESÁRIOS DA ZAMBÉZIA

Uma equipa da Fundação para a Melhoria do Ambiente de Negócios (FAN) visitou, na semana finda, a província da Zambézia, no centro do país, onde manteve um encontro com o Conselho Empresarial Provincial (CEP) local com o intuito de dar a conhecer as várias janelas de financiamento e outras oportunidades. Durante a interacção, os empresários apresentaram as suas dificuldades e constrangimentos, bem como traçaram perspectivas futuras tendo em conta as facilidades apresentadas pela FAN.

Falando na ocasião, o Director executivo da FAN, Nuro Remane explicou aos empresários e associações empresariais filiadas ao CEP que o apoio da FAN está dividido em quatro janelas nomeadamente: Capacitação institucional, Advocacia para que as instituições tenham capacidade de advogar em prol da melhoria de serviços para seus membros, Diálogo público privado e Promoção de parcerias internacionais. Com as mesmas, segundo ele, a FAN pretende galvanizar e criar um impulso ao sector privado de modo a conseguir estruturar o seu negócio num ambiente favorável.

Remane destacou, na ocasião, que a FAN e o governo dinamarquês, principal doador daquela fundação, tem uma apreciação especial em capacitar e apoiar iniciativas geridas por mulheres, como forma de contribuir, não só para sua afirmação no mercado, como também para que sejam actores activos de forma a galvanizar o seu empoderamento.

Os empresários da província da Zambézia pediram apoio da FAN para através das suas janelas de financiamento ajuda-los a ultrapassar os seus desafios dentre os quais a criação de uma cadeia de valor para o desenvolvimento do agro-negócio.

Atento às quatro janelas de financiamento apresentadas pela FAN, o presidente do CEP da Zambézia, Assane Naparia, revelou que a filosofia do funcionamento da FAN enquadra-se nos objectivos do sector privado na província da Zambézia.

Referiu que o conselho empresarial tem já desenhados alguns projectos estruturantes que gostaria que tivessem início ainda este ano. Em geral, segundo ele, a sua agremiação tem particular interesse no apoio em três áreas principais, nomeadamente: capacitação institucional, promoção de parcerias internacionais e apoio a iniciativas para reactivação da indústria local, sobretudo de produção e processamento de arroz, castanha de caju, entre outras culturas de rendimento.

“Estamos engajados na procura de parceiros para produção e produtividade e criação de toda a cadeia de valor do arroz. Precisamos de apoio para podermos levar os nossos produtores para um país com história de produção e processamento do arroz para poderem aprender e procurar parcerias para que a nossa província possa voltar a produzir o arroz de maneira estrutural e industrial”, sustentou Naparia.

Para além deste desafio, o CEP da Zambézia pretende lançar uma campanha de massificação da produção da castanha de caju, uma cultura que já foi uma das bandeiras daquele ponto do país e que contribuía sobremaneira para a economia provincial e nacional.

“Com a FAN temos o desafio de incrementar a produção da castanha e num curto espaço possível entrarmos para área de processamento. Gostaríamos que tivéssemos uma unidade de processamento no distrito de Pebane”, sustentou.

A capacitação institucional, um dos preceitos da primeira janela da FAN, é uma das necessidades apresentadas por aquela agremiação, visando permitir que todos os associados tenham uma capacidade de por si só gerarem iniciativas que promovam o seu desenvolvimento empresarial.

O Director executivo da FAN, Nuno Remane mostrou-se bastante satisfeito pelo interesse demonstrado pelo CEP da Zambézia e pelas respectivas associações e núcleos empresariais em aderir as janelas de financiamento que a FAN tem para a melhoria do ambiente de negócios. Refira-se que no passado a província da Zambézia, através da sua indústria contribuiu com cerca de 60 porcento em termos de produção global para o PIB do país.

FaLang translation system by Faboba

VEJA AQUI OUTROS EVENTOS ONDE A FUNDAÇÃO FAN PARTICIPOU