LANÇAMENTO OFICIAL DO PROJECTO DA AVIC EM CABO DELGADO

A Fundação FAN esteve presente no lançamento oficial do projecto "Fortalecer a Plataforma de Coordenação Avícola para uma Melhor Integração da Cadeia de Valor e Melhoria da Oferta de Produtos Avícolas na Província de Cabo Delgado", promovido pela AVIC – Associação dos Avicultores de Cabo Delgado, que ocorreu na cidade de Pemba.

O Governo de Moçambique vê em Cabo Delgado, a possibilidade de iniciar o desenvolvimento activo da indústria de exploração de gás natural. Com o desenvolvimento da indústria de hidrocarbonetos no norte de Moçambique, há a previsão de um crescimento populacional massivo que demandará o aumento da produção de alimentos, como forma de suprir as necessidades de consumo, locais.

A produção avícola representa uma das maiores referências alimentares da população Moçambicana e a necessidade de iniciar a produção de frangos e ovos de forma sustentável e dinâmica, irá permitir a manutenção da capacidade de fornecer ao mercado consumidor, sem rupturas e com a qualidade exigida.

“A AVIC quando foi selecionada como beneficiária da FAN tinha 33 avicultores filiados, e hoje, volvidos 6 meses de desenvolvimento do projecto, já possui mais de 160 productores inscritos, com vontade de crescer de forma sustentável”, cita Yacub Latif presidente da AVIC.

“Vemos neste projecto, uma possibilidade real de contribuir para a melhoria da cadeia de valor de produção avícola, não só para a província de Cabo Delgado, mas para o País. E ainda temos a oportunidade de contribuir com um incremento na renda das populações Moçambicanas”, comentou Nuno Remane, Director Executivo da FAN.

O evento foi realizado a 29 de Maio de 2019, na Direcção Provincial de Agricultura e Segurança Alimentar, contou com a presença da Administradora do Distrito de Pemba, em representação do Governo Local, do Director Nacional de Agricultura e Segurança Alimentar, do Presidente da Associação dos Avicultores de Cabo Delgado, do Director Executivo da FAN, bem como de um número vasto de produtores e de outras entidades relevantes na indústria avícola, num total de 90 participantes.

(Fotografia: Ruben Loureiro)